Janeiro 2022 - Factfulness

Hans Rosling

Votação

Noise: A Flaw in Human Judgment de Daniel Kahneman

      0 votos

Novo livro do autor de Thinking Fast and Slow, explora o porquê do ser humano tomar decisões e como controlar esse ruído.
The Checklist Manifesto: How to Get Things Right de Atul Gawande

      0 votos

Neste livro o autor defende que a checklist é o melhor método para prevenir a falha.
Bad Blood: Secrets and Lies in a Silicon Valley Startup de John Carreyrou

      2 votos

Com o caso da Elizabeth Holmes na ordem do dia (e em Janeiro o caso do número 2 dela) nada melhor do que ler o livro do jornalista que lançou a luz sobre os podres da Theranos
Meditações de Marco Aurélio

      1 voto

Colectânea de textos pessoais escritos pelo imperador romano Marco Aurélio, com base na filosofia estoica.
Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes Stephen R. Covey

      0 votos

Um dos livros mais conhecidos na área da criação de hábitos.
Explicação extensa sobre a origem da crise nos anos 2000.
Como diz o subtítulo, 10 razões porque estamos errados sobre o mundo. Às vezes precisamos de um pouco de optimismo.
Project Hail Mary de Andy Weir

      2 votos

Livro de ficção do autor de The Martian.
Como viver o nosso dinheiro ao máximo ou como não deixar nada aos herdeiros.
Trillions de Robin Wigglesworth

      7 votos

Livro sobre a criação dos Fundos de Índice.

Nota: Houve empate entre o livro Factfulness e o Trillions. Fez-se nova votação e ganhou o Factufulness (7-4).

Vencedor - Factfullness

Factfulness - Factualidade Dez razões pelas quais estamos errados acerca do mundo – e porque as coisas estão melhor do que pensamos

Quando fazemos perguntas simples acerca de tendências globais - qual a percentagem da população mundial que vive na pobreza; qual a razão pela qual a população mundial está a aumentar; quantas raparigas completam os estudos - obtemos respostas sistematicamente erradas. Tão erradas que um chimpanzé que escolhesse as respostas ao acaso faria melhor do que professores, jornalistas, investidores e laureados com o Prémio Nobel.

Neste livro, o professor de Saúde Internacional e fenómeno global das conferências TED, Hans Rosling - juntamente com os seus colaboradores de longa data, Anna e Ola -, propõe uma nova explicação radical da razão pela qual aquilo acontece. Revelam os dez instintos que distorcem a nossa perspetiva - desde a nossa tendência para dividirmos o mundo em dois campos (em geral, uma versão do «nós e eles») até à forma como consumimos os média (onde domina o medo) e como percecionamos o progresso (acreditando que a maior parte das coisas está a piorar).

O nosso problema é não sabermos o que não sabemos, e mesmo as nossas conjeturas são determinadas por preconceitos inconscientes e previsíveis. Afinal de contas, o mundo, com todas as suas imperfeições, está em muito melhor estado do que aquilo que poderíamos pensar. Isso não significa que não existam preocupações reais. Mas, quando nos preocupamos com tudo a todo o momento, em vez de adotarmos uma visão do mundo baseada em factos, podemos perder a nossa capacidade para nos focarmos nas coisas que mais nos ameaçam.

Factfulness é um livro urgente e essencial, que mudará a forma como vemos o mundo e que nos permitirá responder às crises e oportunidades do futuro.

../static/img/autores/minified/hansrosling.jpg
Hans Rosling

Hans Rosling foi médico, professor de Saúde Internacional e educador público de nomeada. Foi conselheiro da Organização Mundial de Saúde e da UNICEF e cofundador dos Médecins Sans Frontières na Suécia e da Gapminder Foundation. Fez parte da lista da Times das cem pessoas mais influentes do mundo e as suas conferências TED foram vistas mais de 35 milhões de vezes. Hans morreu em 2017, tendo dedicado os últimos anos de vida à escrita de Factfulness.

Outros livros recomendados